Livro: Morando Sozinha – Fran Guarnieri

Morando Sozinha é o livro de Fran Guarnieri, blogueira mineira que possui dois blogs: Morando Sozinha e um pessoal. Quando eu disse o nome do livro para a minha amiga ela achou que era um livro de auto-ajuda, e para mim foi exatamente isso…

wp-1452041979329.jpg

Com 160 páginas (contando todas as folhas como sempre) e divido em 7 capítulos, é o livro perfeito para você, sendo menina ou menino, que pretende morar sozinho um dia, ou vai passar por isso agora, e não tem a mínima ideia por onde começar. A Fran escreveu várias dicas, desde o que é realmente necessário no seu novo apartamento até como lidar com a solidão, o que apenas lendo superficialmente parece ser coisa bem simples e fácil de se resolver, mas você sabia que muita gente desiste de fazer uma faculdade por ter medo da solidão que irá sentir? E que ter uma cama, não só o colchão, faz uma grande diferença no seu dia a dia?

O livro, que em partes pode ser também chamado de guia ou manual, tem a capa rosa com bolinhas e um cheiro acolhedor (pelo menos para mim), e é cheio de detalhes fofos, bem a cara da Fran, o que fez com que eu imaginasse ela lendo o livro para mim (não sou louca gente, apenas assisto demais aos vídeos dela). A linguagem usada faz com que você sinta que  ela esta conversando com você durante todo o livro, como se ela estivesse na sua frente, contando acontecimentos engraçados que ela já viveu ou até desagradáveis, como ter que aguentar pessoas que não tem noção.

Imagem: melanelago.com.br

Porém, se você esta naquele momento grana zero, pais não querem adiantar a mesada ou sua vó já te deu seu presente de aniversário em dinheiro, você pode acessar o blog da Fran! O blog foi criado em 2012, um pouco depois dela começar a morar sozinha, então possui várias dicas com muito fundamento, de uma pessoa que sobreviveu a vários tipos de problemas logo que saiu da casa de seus pais com 18 anos, mas você não precisa sair necessariamente com essa idade ok?

Ah, explicando o que eu disse no começo, o livro para mim serviu muito como auto-ajuda, não, o livro não tem aquelas frases do tipo “acredite em seus sonhos, eles podem ser realizados”, mas possui frases do tipo “olha, se você não tirar o lixo da cozinha, sua casa vai começar a feder”, o que parece bobo, mas são coisas que eu precisava ler para firmar um pensamento já existente ou esclarecer dúvidas que soariam muito idiotas se ditas em voz alta. Agora eu sei por exemplo que eu preciso MUITO de uma assadeira para bolos quando eu for morar sozinha e que o pegador de sorvete da minha vó não será tão usado no momento… Eu acho.

Deixe um comentário

